Durante o debate entre candidatos a prefeitura de Parnaíba a oposição cercou prefeito Florentino ao falar de saúde e emprego.
Debate realizado pela TV Meio Norte com os candidatos a prefeito de Parnaíba
A TV Meio Norte realizou nesta quinta-feira (25/08) debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Parnaíba. Florentino Neto (PT), candidato à reeleição, Gerivaldo Benício (PDT), Mão Santa (SD) e Tererê (PSDB) se enfrentaram com a mediação da jornalista Maia Veloso nos estúdios da emissora.
No primeiro bloco os candidatos de oposição centraram as críticas no prefeito. Em um dos pontos altos, o candidato Mão Santa citou o nome do deputado José Hamilton, ex-prefeito de Parnaíba, que chegou a ser apontado como pré-candidato. “Ventilou-se que o Zé Hamilton não quis ser candidato com medo do que ia encontrar, arrasaram a prefeitura”, disse, com a sequência do comentário de Tererê, convidando o eleitor a punir aqueles que atacaram a prefeitura.


Noutro confronto, o vereador Gerivaldo Benício acusou a gestão atual de estar com salários dos professores atrasados, o que foi negado por Florentino, alegando ainda que paga o melhor salário aos profissionais na educação.
O prefeito foi novamente confrontado, desde vez por Tererê, mencionando a promessa de instalação de uma empresa de telemarketing no município. “Quando vi a entrevista dele na TV, eu pensei, ele deve estar brincando com a população, só que essa empresa ficou no mundo artificial”, completando que até mesmo entrevistas de emprego foram feitas e a empresa não foi efetivada.
Florentino respondeu dizendo que alguns investimentos precisam de tempo, e que tem sua consciência tranquila, e exemplificou casos de outras empresas que também levaram tempo, mas acabaram virando realidade. “Tarefa de atrair investimentos não é fácil”, disse.
Ex-senador Mão Santa e o prefeito municipal Florentino Neto
Quando o assunto foi saúde, puxado por Florentino ao questionar o plano de Mão Santa para políticas de atendimento à pessoa com deficiência, o ex-governador ressaltou a dificuldade da população de Parnaíba em marcar uma consulta, e questionou divisões de saúde que ele aponta terem sido fechadas pela atual gestão.
“Vossa excelência não tem nenhum hospital municipal. Deixei a prefeitura com hospital psiquiátrico, vocês não pagaram os médicos e eles desistiram. O anexo que fizemos como governador no [hospital] Dirceu Arcoverde, vocês fecharam. O povo se revolta, vai mudar, será um de nós três aqui. Vocês não conseguem que o parnaibano marque uma consulta. Seu secretário de saúde, ninguém sabe o nome”, disse.
Ex-deputado e candidato a prefeito de Parnaíba Tererê
Em resposta, o prefeito diz que pretende implementar junto com o governo do Estado um centro de reabilitação. Mão Santa rebateu dizendo que “deficiente” é o governo de Florentino, e que na cidade não há nenhuma rampa para deficientes. 
Vereador e candidato a prefeito de Parnaíba Gerivaldo Benício
Gerivaldo comentou ainda sobre a questão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que não estaria sendo revertido em benefícios para a população. Comentou que quando os reajustes do imposto foram aprovados, estava de licença da Câmara de Vereadores para assumir cargo de direção na Agespisa, mas garantiu que teria votado contra.

Por Apoliana Oliveria/180graus| Edição: Jornal da Parnaíba