A vegetação seca e o tempo ventilado favorecem a propagação do fogo. Pela manhã desta quinta-feira (25/08), na zona rural de Parnaíba, houve um grande foco de incêndio a margem do Rio Igaraçu, que produziu muita fumaça. Próximo ao local, em que as chamas se alastravam, havia homens pescando e com fogueiras acesas. Realidade comum que pode ter colaborado com a proliferação da chama.




Segundo o cabo Hélio Fontenele, do Corpo de Bombeiros Militar, o fogo naquela região não oferecia riscos à população por estar longe da área urbana. Enquanto isso, a equipe debelava um incêndio em um terreno que oferecia riscos às outras residências, no Bairro São José.

Para evitar incêndios é preciso construir barreiras que impeçam a propagação de chamas no caso de queimadas devido à prática agropastoril; apagar com água o resto do fogo para evitar que o vento leve as brasas para a mata; não jogar pontas de cigarro acesas perto ou em vegetação. Provocar incêndio na vegetação é crime ambiental com pena de dois a quatro anos de prisão e multa.


Por Daniel Santos
FONTE:PCN